Andar Diario

Rádio Andar Diário

Visite o site da Web Radio Andar Diário, e deixe seu comentário, pois sua participação é muito importante pra nós.
Acesse: http://www.andardiario.com.br/

sábado, 16 de agosto de 2008

A comunhão restaurada

Lucas 15:11-24
Virou a costa ao amor do Pai
Lucas 15:12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
Não só o filho pródigo, mas também os judeus, os gentios que somos nós, viramos as costas ao amor do Pai que é Deus.
João 1:10,11
O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
João 3:19
O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

Separação entre filho e pai; separação significa (morte) Adão ficou separado de Deus, e o filho pródigo ficou separado do pai, os dois morreram.
Lucas 15:13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente.
Gn.2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Ef.2:1,2 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

Comunhão perdida
Uma vida dissoluta - entregue aos prazeres
Gastando: Tempo, dinheiro, saúde, força, talento, nas
coisas carnais e terrenas longe de Deus.
Rom. 13:13,14 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

O pecado leva ao desespero e fica fora de si.
Lucas 15:15,16 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.

Lembrou do amor do pai
Lucas 15:17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
Esta passagem fala conosco também, quantas vezes esquecemos do amor que Deus tem demonstrado a nós, mas é triste ver que muitos cristãos vivem longe deste Deus amoroso, por causa de sua fraqueza e falta de fé.

1) Reconhece seu pecado
Lucas 15:18 Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
Este é o primeiro passo para a restauração, reconhecer o erro cometido.
Infelizmente é o mais difícil por causa do orgulho que reina no coração humano e o impede de faze-lo.
Daniel 9:5 Temos pecado e cometido iniqüidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos.
Quais foram os pecados do filho pródigo?
Rebelião, não estava satisfeito na casa do pai.
Orgulho, queria ser independente vivendo sua vida.
Fornicação, que é relações sexuais ilícitas, fora do casamento.
Amor ao mundo, pois a bíblia diz para não sermos amigos do mundo.
1 João 2:15-17 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
Suas companhias eram do mundo pois a bíblia nos exorta em Salmos um não participarmos com eles.
Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
Hoje nós vemos muitos cristãos nestas condições, esta é a vontade de Deus? Creio que não!

2) Reconhece sua indignidade
Lucas 15:19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.
O filho pródigo reconheceu que não era digno de ser recebido de volta na casa do pai, mas o amor do pai era maior do que sua indignidade.
Não foi isto que Deus tem manifestado a nós em Cristo? Sim, o amor Deus por nós pecadores é tão grande que não conseguimos entender, mas temos que receber pela fé, independente da nossa indignidade, pois em Cristo nós fomos feitos idôneos.
Colossenses 1:12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

3) Arrependeu de seus pecados
Lucas 15:20 E, levantando-se, foi para seu pai.
O arrependimento é:
1) Mudar de atitude Mateus 21:28-31 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.
E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.
2) mudar a mente, passar a pensar como Deus pensa.
3) O arrependimento leva-nos a ação, o filho levantou-se e foi, ele agiu sem olhar para trás, mas queria uma nova direção para sua vida, a casa do pai.
Que seja assim também com aqueles que estão vivendo dissolutamente longe do Senhor, tome uma atitude, mude sua maneira de pensar e volte para a casa do Pai que é Deus.

O caminho de volta ao pai fala-nos de (Cristo)
João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
2 Cor. 5:18,19 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
1 Pe. 3:18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus.
2 Cor.5:20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.

A misericórdia do pai – compadeceu
Lucas 15:20 E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
Lm. De Jer. 3:22-24 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.

A confissão dos pecados
Lucas 15:21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
1 João 1:9,10 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Pv. 28:13 O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

A transformação
Lucas15:22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés,

A roupa velha é tirada e colocada uma nova
Isaías 61:10 Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com as suas jóias.

Anel no dedo – uma nova aliança
Mateus 26:28 Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

Sandálias nos pés -um novo caminho para andar
Ef. 6:15 e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Lucas 9:23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Comunhão restaurada
Lucas 15:23,24 Trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos,
porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.
Ap. 3:20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
Você quer ter comunhão com o Senhor? Não deixe-o do lado de fora do seu coração, mas permita que Ele governe a sua vida e controle seu ser para a glória de Cristo.

Antonio Trinck Sobrinho
antoniotrinck@gmail.com

Nenhum comentário: