Andar Diario

Rádio Andar Diário

Visite o site da Web Radio Andar Diário, e deixe seu comentário, pois sua participação é muito importante pra nós.
Acesse: http://www.andardiario.com.br/

domingo, 31 de agosto de 2008


Conferências em São Joaquim da Barra SP - Pregador: Ramon Jané Amil




Jantar das Conferências de São Joaquim da Barra SP



Foram dias de bençãos para todos os participantes



quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O tempo é curto seja salvo!

(Jeremias 8:20) - Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.

Porque eles não eram salvos?

incredulidade, religião falsa e coração duro.

O que impedem as pessoas de serem salvas?

incredulidade - não dar crédito ao que Deus fala por intermédio de sua palavra
(Marcos 6:6) - E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando.
(Marcos 9:24) - E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.
(Hebreus 3:19) - E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.
A Religião - (Atos 19:26 -28 E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram.
E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.
Satanás - (Lucas 8:12) - E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;
(II Corintios 4:4) - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

O que leva uma pessoa a ser salva?

1- Reconhecer que é pecador e que está condenado por Deus. (Romanos 5:12) - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
(Romanos 3:19) - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
(Romanos 3:23) - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
2 - Crer no que a Bíblia diz a respeito da pessoa do Sr. Jesus Cristo. (João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
(João 3:17 - 19 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
3 - Receber o Sr. Jesus Cristo pela fé e viver com Ele (João 1:12) - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
(João 6:34) - Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Venha a Jesus Cristo e terás descanso para sua alma, pois Jesus disse: Vinde a mim, todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Mateus 11.28

Antonio Trinck Sobrinho

trinck@netsite.com.br

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Cristo como o Cordeiro

O cordeiro no passado

No velho Testamento – O Cordeiro representava Cristo que viria para morrer.

Gênesis 22:7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

Gênesis 22:8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.

Abraão cria que Deus poderia prover um substituto para seu filho, olhe a frase “Deus proverá para si meu filho.”

Esta passagem ilustra Cristo que viria para nos substituir na cruz, tomar o nosso lugar, sofrer o juizo dos nossos pecados, e colocar-nos livres da condenação eterna dos nossos pecados.

Temos que render muitas graças a Deus por Ele ter providenciado um Salvador maravilhoso, que se prontificou em realizar esta grande salvação.

Todo verdadeiro cristão tem esta certeza; a vida eterna por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.

Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.

E pôs Abraão por nome àquele lugar—O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.

Aqui nós temos uma profecia a respeito de Cristo e sua morte no monte do calvário, onde Deus abriu a entrada para aproximarmos Dele.

Note a frase “no monte do Senhor se proverá”, Deus em Cristo está resolvendo o problema do pecado no homem. 2 Cor. 5:19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.


O cordeiro de Deus no presente representado pela pessoa do Senhor Jesus Cristo

Cristo veio para cumprir toda a escritura, os sacrifícios do velho testamento apontavam para Cristo o Cordeiro perfeito.

João 1:29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Atos 8:32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca.

1 Coríntios 5:7 Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.

1 Pedro 1:19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.

A vida de Cristo foi perfeita, pois nele não achou engano algum.

1 Pedro 2:22 o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca.

Na glória há um homem que pode compadecer das nossas fraquezas, pois experimentou a mesma vida que temos.

Hebreus 4;14-16 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Cristo o Cordeiro de Deus que foi morto- Cristo na cruz

Isaías 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.

Cristo na cruz se ofereceu a Deus como um cordeiro sem defeito, para ser sacrificado no meu e seu lugar.

Cristo se fez maldito em suportar aquela cruz; que não era sua senão nossa.

Gálatas 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),

A lei em forma de ordenanças nos impedia de entrar na presença do Senhor, mas Cristo cravou-a na cruz, e nos trouxe a lei da liberdade, e com essa lei somos livres para entrarmos na presença de Deus, justificado e perdoado para sempre.

Colossenses 2:14 havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Cristo o cordeiro de Deus é quem morreu em nosso lugar

1Pedro 1:18 - 20 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós.

O sangue de Cristo é que tira o nosso pecado da face de Deus. Pois Cristo é nossa justiça.

Nós não temos nenhuma justiça para apresentar a Deus, senão nossa fé em Cristo, que é atribuida como justiça, como no caso de Abraão que creu e sua fé foi atribuida como justiça.

É o sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado, e Deus é fiel para nos perdoar os nossos pecados.

1 João 1:7-10 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Os teus pecados já foram perdoados em Cristo Jesus?

Cristo o cordeiro de Deus no futuro – O Senhor Jesus Cristo na sua ira, seu juizo, sua vingança

Apocalipse 6:12 Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,

Apocalipse 6:16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,

Apocalipse 14:9 Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão,

Apocalipse 14:10 também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

Este será um período em que Cristo não agirá como salvador e sim como juiz, pois julgará os povos por causa da rejeição da salvação.

Quem rejeita Cristo como salvador vai sofrer as consequências do seus pecados.


Feliz é aquele que tem lavado sua vestes no sangue do Cordeiro

Apocalipse 22:14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.

Aquele que vive com Cristo aqui não enfrentará estes juizos, mas estará na presença do Senhor desfrutando da vida eterna.

Estão preparados pois confiaram no sangue do cordeiro que foi morto, terá uma eternidade feliz.

Como está tua situação em relação a Cristo, já tem Ele como salvador e Senhor de sua vida?

Tens certeza da vida eterna, e do perdão dos seus pecados?

Romanos 4:7,8 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

1 Ts 5:28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.

Antonio Trinck Sobrinho

trinck@netsite.com.br

O QUE É O PECADO



Falta de conformidade com a lei de Deus, em estado, disposição ou conduta. Para indicar isso, a Bíblia usa vários termos, tais como:
Pecado
Salmos 51:2 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
Romanos 6:2 De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
Desobediência
Hebreus 2:2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,
Transgressão
Salmos 51:1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
Hebreus 2:2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,
Iniqüidade
Salmos 51:2 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
Mateus 7:23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade
Mal, maldade, malignidade
Provérbios 17:11 O rebelde não busca senão o mal; por isso, mensageiro cruel se enviará contra ele.
Romanos 1:29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores.
Perversidade
Provérbios 6:14 No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas.
Atos 3:26 Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades.
Rebelião, rebeldia
1 Samuel 15:23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
Jeremias 14:7 Posto que as nossas maldades testificam contra nós, ó SENHOR, age por amor do teu nome; porque as nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecamos.
Engano
Sofonias 1:9 Castigarei também, naquele dia, todos aqueles que sobem o pedestal dos ídolos e enchem de violência e engano a casa dos seus senhores.
2 Ts 2:10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
Injustiça
Jeremias 22:13 Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário;
Romanos 1:18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça.
Erro, falta
Salmos 19:12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.
Romanos 1:27 semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
Impiedade - aquele que não está relacionado com Deus.
Provérbios 8:7 Porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade.
Romanos 1:18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça.
Concupiscência - Desejo da Carne
Isaías 57:5 que vos abrasais na concupiscência junto aos terebintos, debaixo de toda árvore frondosa, e sacrificais os filhos nos vales e nas fendas dos penhascos?
1 João 2:16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
Depravidade, depravação
Ezequiel 16:27 Por isso, estendi a mão contra ti e diminuí a tua porção; e te entreguei à vontade das que te aborrecem, as filhas dos filisteus, as quais se envergonhavam do teu caminho depravado.
Ezequiel 16:43 Visto que não te lembraste dos dias da tua mocidade e me provocaste à ira com tudo isto, eis que também eu farei recair sobre a tua cabeça o castigo do teu procedimento, diz o SENHOR Deus; e a todas as tuas abominações não acrescentarás esta depravação.
Ezequiel 16:58 As tuas depravações e as tuas abominações tu levarás, diz o SENHOR.
O pecado atinge toda a raça humana, a partir de Adão e Eva.
Genêsis 3.1-24
Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
11 Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
13 Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
14 Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
16 E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.
17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.
18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.
19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
20 E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos.
21 Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
22 Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
23 O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.
24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
O castigo do pecado é a morte física, espiritual e eterna
Romanos 5: 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Romanos 6:23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Da morte espiritual e eterna escapam aqueles que se chegam a Cristo, o Salvador.
Romanos 3:21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
Romanos 3:22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,
Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Romanos 3:24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
Romanos 3:25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
Romanos 3:26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos 3:27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
Romanos 3:28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
Romanos 4:25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.
Romanos 5:1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Romanos 5:6 Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
Romanos 5:7 Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.
Romanos 5:8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5:9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Romanos 5:10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
Romanos 5:11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Romanos 5:13 Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.
Romanos 5:17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
Romanos 5:18 Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.
Romanos 5:19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
Romanos 6:5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,
Romanos 6:6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;
Romanos 6:7 porquanto quem morreu está justificado do pecado.
Romanos 6:8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,
Romanos 6:9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.
Romanos 6:10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Romanos 6:11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
Romanos 6:12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;
Romanos 6:13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
Romanos 8:32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Romanos 8:33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Romanos 8:34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
Romanos 8:35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Romanos 8:36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Romanos 8:37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Romanos 8:38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
Romanos 8:39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
O pecado sem perdão é a incredulidade.
Mateus 12:31 Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.
Mateus 12:32 Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.
Você precisa crer em Cristo como seu salvador e viver uma vida de fé Nele.
João 5: 24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
Entregue sua vida nas mãos do Senhor e receba o perdão dos seus pecados pela fé em Cristo Jesus.

Antonio Trinck Sobrinho

sábado, 16 de agosto de 2008

A comunhão restaurada

Lucas 15:11-24
Virou a costa ao amor do Pai
Lucas 15:12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
Não só o filho pródigo, mas também os judeus, os gentios que somos nós, viramos as costas ao amor do Pai que é Deus.
João 1:10,11
O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
João 3:19
O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

Separação entre filho e pai; separação significa (morte) Adão ficou separado de Deus, e o filho pródigo ficou separado do pai, os dois morreram.
Lucas 15:13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente.
Gn.2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Ef.2:1,2 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

Comunhão perdida
Uma vida dissoluta - entregue aos prazeres
Gastando: Tempo, dinheiro, saúde, força, talento, nas
coisas carnais e terrenas longe de Deus.
Rom. 13:13,14 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

O pecado leva ao desespero e fica fora de si.
Lucas 15:15,16 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.

Lembrou do amor do pai
Lucas 15:17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
Esta passagem fala conosco também, quantas vezes esquecemos do amor que Deus tem demonstrado a nós, mas é triste ver que muitos cristãos vivem longe deste Deus amoroso, por causa de sua fraqueza e falta de fé.

1) Reconhece seu pecado
Lucas 15:18 Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
Este é o primeiro passo para a restauração, reconhecer o erro cometido.
Infelizmente é o mais difícil por causa do orgulho que reina no coração humano e o impede de faze-lo.
Daniel 9:5 Temos pecado e cometido iniqüidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos.
Quais foram os pecados do filho pródigo?
Rebelião, não estava satisfeito na casa do pai.
Orgulho, queria ser independente vivendo sua vida.
Fornicação, que é relações sexuais ilícitas, fora do casamento.
Amor ao mundo, pois a bíblia diz para não sermos amigos do mundo.
1 João 2:15-17 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
Suas companhias eram do mundo pois a bíblia nos exorta em Salmos um não participarmos com eles.
Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
Hoje nós vemos muitos cristãos nestas condições, esta é a vontade de Deus? Creio que não!

2) Reconhece sua indignidade
Lucas 15:19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.
O filho pródigo reconheceu que não era digno de ser recebido de volta na casa do pai, mas o amor do pai era maior do que sua indignidade.
Não foi isto que Deus tem manifestado a nós em Cristo? Sim, o amor Deus por nós pecadores é tão grande que não conseguimos entender, mas temos que receber pela fé, independente da nossa indignidade, pois em Cristo nós fomos feitos idôneos.
Colossenses 1:12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

3) Arrependeu de seus pecados
Lucas 15:20 E, levantando-se, foi para seu pai.
O arrependimento é:
1) Mudar de atitude Mateus 21:28-31 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.
E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.
2) mudar a mente, passar a pensar como Deus pensa.
3) O arrependimento leva-nos a ação, o filho levantou-se e foi, ele agiu sem olhar para trás, mas queria uma nova direção para sua vida, a casa do pai.
Que seja assim também com aqueles que estão vivendo dissolutamente longe do Senhor, tome uma atitude, mude sua maneira de pensar e volte para a casa do Pai que é Deus.

O caminho de volta ao pai fala-nos de (Cristo)
João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
2 Cor. 5:18,19 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
1 Pe. 3:18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus.
2 Cor.5:20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.

A misericórdia do pai – compadeceu
Lucas 15:20 E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
Lm. De Jer. 3:22-24 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.

A confissão dos pecados
Lucas 15:21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
1 João 1:9,10 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Pv. 28:13 O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

A transformação
Lucas15:22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés,

A roupa velha é tirada e colocada uma nova
Isaías 61:10 Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com as suas jóias.

Anel no dedo – uma nova aliança
Mateus 26:28 Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

Sandálias nos pés -um novo caminho para andar
Ef. 6:15 e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Lucas 9:23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Comunhão restaurada
Lucas 15:23,24 Trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos,
porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.
Ap. 3:20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
Você quer ter comunhão com o Senhor? Não deixe-o do lado de fora do seu coração, mas permita que Ele governe a sua vida e controle seu ser para a glória de Cristo.

Antonio Trinck Sobrinho
antoniotrinck@gmail.com

O que é o homem?

Hebreus 2:6 Antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres?
Vamos examinar um pouco o que é o ser humano apresentado na palavra de Deus.
É um ser criado pelas mãos de Deus.
Gênesis 1: 26,27 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 2: 7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
Deus fez o homem conforme sua imagem e semelhança que significa: santo, justo e eterno, que são as qualidades do Deus eterno.
Deus criou o homem com um objetivo.
Gn. 2: 5 Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo.
Gn. 2: 8 E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.
Deus criou o homem não só para que cuidasse do jardim, mas também para ter uma comunhão intima diariamente com Ele; a missão do homem era dar continuidade ao que Deus havia criado, trabalhar, guardar, e também gerar um povo para honrar e adorar a Ele.
Deus criou o homem para a obediência
Gn. 2: 16-18 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
No homem havia obediência, pois fora criado a semelhança de Deus, mas no momento em que o inimigo de Deus, o diabo, chegou ao jardim e enganou a mulher para que comece da árvore, que era agradável aos olhos, ela comeu do fruto e deu também ao seu marido e ele comeu, deste momento em diante perceberam que haviam desobedecido a uma ordem de Deus, e quiseram esconder-se da presença do Senhor, como se isso fosse possível perante um Deus que conhece todas as coisas.
A desobediência não faz parte de Deus
Josué 24: 19,20 Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.
Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem.
Deus no seu caráter santo e zeloso não tolera a desobediência, ela tem que ser punida, por isso a bíblia diz: O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.
E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida. Gn. 3: 23,24
A justiça de Deus sempre manifesta o seu amor ao ser humano, muitas vezes não entendemos isto porque olhamos só o presente, mas o Senhor olha para o futuro.
Para entendermos melhor notemos a última frase de Gn. 3: 24 que diz: Para guardar o caminho da árvore da vida.
Nesta frase nós podemos notar o amor de Deus pelo homem, pois se Adão e Eva ficassem no jardim, correriam o perigo de também comerem da árvore da vida e viverem perdidos e sem recuperação; não só eles, mas toda a raça humana, pois deste casal somos geração, como disse Paulo no livro de Atos 17: 26-28
De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.
Olhando para a justiça de Deus, vemos também o seu amor por nós, como devemos ser gratos a este Deus maravilhoso, que visa o nosso bem.
A desobediência veio por meio de Satanás e faz parte do mundo hoje
Satanás é um anjo que Deus criou, mas revoltando-se contra Deus, quis ser semelhante ao altíssimo, mas Deus teve que puni-lo expulsando-o de sua presença.
Quando deus colocou Adão e Eva no jardim, para cultivar e guardar, ele apareceu através duma serpente para atrapalhar a criação de Deus.
Gn. 3: 1-5 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
É nesta situação que se encontra todo ser humano, conhecedor do bem e do mal, só que o que prevalece nos corações dos homens é mal e não o bem, conforme diz o salmo 14: 1-3 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.
Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.
Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Aquele que foi criado a semelhança de Deus hoje é chamado de:
Caco de barro
Is. 45: 9 Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça.
O ser humano em toda a sua arrogância e orgulho, perante Deus não passa de um caco de barro que se encontra em qualquer caçamba de intulho, que tem que ser jogado fora porque não tem valor algum.
Há muitos crentes que gostam de aparência bonita e luxuosa por causa da maneira em que vivem, deveriam olhar para as caçambas e ver o que realmente são.
Aquele que foi criado a semelhança de Deus hoje é chamado de:
Verme
Jó 25: 4-6 Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher?
Eis que até a lua não tem brilho, e as estrelas não são puras aos olhos dele.
Quanto menos o homem, que é gusano, e o filho do homem, que é verme!
Somos apenas vermes ambulantes prestes a se desfazer, e não reconhecemos a grandeza de um Deus supremo, e todo poderoso que quer nos salvar desta situação.
Aquele que foi criado a semelhança de Deus hoje é comparado
a erva Is. 40: 6-8
Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva;
seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.
A fragilidade de nossas vidas é apresentada na Bíblia como uma erva, como algo que passa rapidamente, por esse fato há uma grande urgência de buscarmos a Deus, preparando-nos para entrar na eternidade salvos dos nossos pecados, por intermédio de Cristo.
Aquele que foi criado a semelhança de Deus hoje é comparado
Ao barro
Jeremias 18: 4,6 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Isaías 64:8 Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.
Como vasos de barro fomos criados por Deus perfeitos, mas veio a quebrar-se perdendo nossa utilidade para Deus, mas Deus deseja deste mesmo barro fazer um novo vaso para sua honra e glória.
Então depois disto que vemos perguntamos o que é o homem, perante um Deus Santo, Justo e Poderoso?
Um ser caído, condenado e miserável, longe da presença de Deus.
Deus vendo o ser humano nestas condições teve compaixão e manifestou o seu amor, enviando seu Filho a este mundo.
Jo. 3: 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Não precisamos ser condenados se Deus deu seu Filho para morrer em nosso lugar, o que precisamos é entender o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, e receber este presente de Deus, isto é depositar toda nossa confiança na morte e ressurreição de Cristo, para a nossa justificação e vida eterna.
Rom. 10: 8-10 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
1 Pedro 1: 18-21 Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.
A salvação do homem não está em seus méritos, mas sim no sangue que Cristo derramou dando a sua própria vida.
Ap. 1: 5 E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.
O homem quando crê no Senhor Jesus Cristo, não é mais um ser caído longe de Deus, mas um ser que faz parte da natureza divina, e da justiça de Deus. 2Pe. 1: 3,4 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.
O homem em Cristo passa a ter valor para Deus, pois passa a ser filho e herdeiro com Cristo. Rom. 8: 16,17 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
Assim vemos através deste estudo, que o homem criado por Deus, caiu em pecado e desobediência, mas Deus no seu amor e compaixão, enviou Jesus Cristo para levantar o homem e coloca-lo numa posição digna de honrar Deus, e Cristo, através de uma nova vida que vem mediante a fé.
Coloque sua confiança em Jesus Cristo, e viva pela fé Nele, e terás uma eternidade na presença de Deus. Amém.

Antonio Trinck Sobrinho
antoniotrinck@gmail.com